A Fundação

A Fundação

A Escola Padre Butinhá foi fundada em sete de maio de 1962 por um grupo de irmãs da Congregação Filhas de São José, recebendo o nome do seu Fundador. As filhas de São José iniciaram este projeto sem a ambição de construir uma organização monumental, já que “ESCOLA” não é o carisma desta congregação.

A princípio, o objetivo primordial desta fundação da Vice Província do Brasil era que se tivesse uma residência própria, que acolhesse as Irmãs e meninas carentes para formação e promoção. Para o sustento das Irmãs e atendimento às meninas, se criou uma turma de Jardim de Infância, e que gradativamente foi fazendo o seu percurso até a 8ª série em um só turno.

Como a Praça Seca não oferecia muita opção de estudos na época, o número de alunos foi crescendo e, necessariamente, se criaram dois turnos.

Hoje, a Escola Padre Butinhá funciona com a Educação Infantil em dois turnos, 1º Segmento do Ensino Fundamental, à tarde, e 2º Segmento, pela manhã.

Nossa Escola é uma unidade da rede particular de ensino que ministra a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, diretamente ligados ao Sistema Estadual de Ensino.
O Estabelecimento se situa na Rua Barão, 585 – Praça Seca – Jacarepaguá – Rio de Janeiro.

O Estabelecimento Escola Padre Butinhá, registro n.º 2720, fundado e mantido pela Associação Civil, sem fins lucrativos, “Associação Lar das Filhas de São José”, baseado no direito à livre iniciativa e de livre associação, fundamento do pluralismo escolar, é uma instituição educativa.

A Escola Padre Butinhá, tem por filosofia a formação moral, religiosa e intelectual do indivíduo, baseada nos princípios de legalidade, igualdade, liberdade, respeito, valorização da experiência extra escolar, do trabalho, das práticas sociais e da garantia do padrão de qualidade.

Oferecemos uma formação que visa o pleno desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, à formação necessária ao exercício da cidadania e à valorização do trabalho, não fazendo distinção de raças, credos ou classes sociais e ministrando o ensino da Religião Católica.